FELINJU mostra a força do empreendedorismo e SDE Minas inicia em grande estilo

  • 17/04/2025
(Foto: Reprodução)
SDE Minas impulsiona economia regional e leva oportunidades a 23 cidades mineiras, com destaque para Juruaia e sua tradicional feira de lingerie FELINJU Crédito: Divulgação “A Semana de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SDE Minas) já é parte do calendário oficial de eventos do estado. Quando anunciamos a chegada do ‘Trem de desenvolvimento’ pelas diversas regiões, falamos de emprego e oportunidades gerados para quem está em cada uma delas. As diferentes Minas Gerais têm suas potencialidades específicas e muito o que aprender umas com as outras. É um orgulho para o estado ter a SDE Minas rodando pelos nossos territórios e apresentando resultados tão positivos”. – Vice-governador do estado de Minas Gerais, Mateus Simões de Almeida, durante a 28ª FELINJU. Juruaia, município localizado no Sul de Minas, que sedia a 28ª FELINJU – Feira da Lingerie de Juruaia – há 28 anos, foi a primeira estação do ‘Trem do Desenvolvimento’ da SDE Minas. O evento da Capital Nacional do Lingerie ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de abril, no Centro de Eventos (EXPOJU), reunindo centenas de marcas, lojistas, revendedores e especialistas do País todo. Participaram da solenidade de abertura autoridades, entre elas representantes do Governo de Minas Gerais, como o vice-governador, Mateus Simões de Almeida; deputados e prefeitos da região; e representantes da Federaminas, Sebrae e da ADESIAP MINAS. Em 2025, o projeto SDE Minas, fruto da parceria entre Governo do Estado, Codemge e ADESIAP MINAS, expande-se para 23 cidades. Cada uma delas será uma estação de crescimento, com vagões carregando capacitação, negócios e políticas públicas e levando suas experiências para os demais municípios mineiros. A cidade, com população cerca de 11 mil habitantes, conta com mais de 400 confecções, sendo que 90% delas são comandadas por mulheres. A mão de obra local é insuficiente para tanta demanda, que é suprida por trabalhadores da região e até de outras partes do Brasil. Crédito: Divulgação Consequência dessa pujança econômica, a FELINJU começou com a exposição de algumas confecções e atualmente é uma das maiores feiras do setor no Brasil. Rosana Marques, criadora da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU) lembra como foi o início: “Junto com empresários, montamos a ACIJU, essa associação forte para a cidade até hoje, e fizemos a primeira feira. Ela é uma vitrine para os empreendedores e para a nossa pequena Juruaia, que se tornou uma inspiração como cidade que vive do empreendedorismo”. Ela é também proprietária da loja Ouseuse, criada há 31 anos, que produz lingerie, moda praia, esportiva e uma marca masculina. Ainda sem os números totalizados, os organizadores estimam que a movimentação financeira gerada durante a feira deste ano tenha sido de cerca de R$ 10 milhões. O evento provoca divisas também para outros setores: além da mão de obra da indústria têxtil que é buscada em parte fora, a cidade necessita encontrar colaboradores em seu entorno para trabalharem durante o evento em hotéis, restaurantes, entre outros estabelecimentos, que têm a sua clientela substancialmente aumentada no período. Local de encontro para fabricantes, lojistas e revendedores de todo o Brasil, a feira de moda íntima apresenta as novas tendências do mercado em desfiles profissionais e em seus mais de 80 estandes. Também oferece oportunidade de ampliação das redes de contatos, de realização de negócios e de desenvolvimento profissional, por meio de palestras estratégicas e workshops. Na FELINJU, os vagões da SDE Minas chegaram com o compromisso de se aproximar dos empresários e levar, para as próximas cidades, toda experiência vivida e o exemplo de um caso de sucesso para os demais organizadores. Entre as palestras que constaram da programação “Os segredos da alta produtividade. Por que você deve se preocupar (ainda mais) com o seu time de costura”, ministrada pelo especialista em Gestão de Pessoas, Rodrigo Bitencourt, e “Previsões sobre tendências de consumo 2025 e 2026”, com Fábio Monnerat, provocador, especialista em branding e podcaster na Rádio Avesso. Crédito: Divulgação A FELINJU abriu espaço para outra vocação produtiva local: o café. O Painel ACIJU-PR: “Do grão à xícara. A diferença entre café tradicional e café especial e seu impacto no mercado” selou a relação entre a indústria têxtil e a proveniente das montanhas cafeeiras, com a empresária Lúcia Ioro lançando a coleção “Doce essência” e propondo a troca das peças pelo café moído ou em grão: “Os dois produtos trazem renda para as famílias e estão valorizados. Então aceitei o café como moeda para aquisição da lingerie”. Crédito: Divulgação Distribuindo oportunidades Os eventos setoriais e multissetoriais realizados pelo interior do estado com apoio da SDE Minas reduzem desigualdades, por meio da descentralização de oportunidades, o incentivo à competitividade e a geração de emprego e renda. Bruno Araújo, secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, afirma que o Governo do Estado utiliza a SDE Minas para identificar e valorizar potencialidades. “Minas são muitas, cada cidade e região têm uma especialidade. A lingerie de Juruaia é reconhecida mundialmente. Todas as cidades têm seus atrativos e desenvolvem algum setor, outras são multissetoriais. Buscamos, com a SDE Minas, produzir esse reconhecimento da especialidade local e regional”. O diretor da Codemge, Lucas Pitta, complementa, afirmando que “a SDE Minas é uma estratégia para potencializar o associativismo e facilitar o acesso dos pequenos empreendedores a políticas públicas, crédito e capacitação, como fizemos durante a FELINJU. A Companhia de Desenvolvimento, agora um agente de fomento, conecta territórios e secretarias estaduais, garantindo que programas como o ‘Minas Livre para Crescer’ cheguem à ponta”. Seguindo os mesmos trilhos desenvolvimentistas do Governo de Minas, Tania Rezende Mendonça, presidente da ACIJU – entidade responsável pela realização da FELINJU, organizadora do evento há 10 anos, também empresária, proprietária da marca Intima Passion, com 20 anos de mercado na linhas lingerie, praia e pijamas – diz que as vendas da FELINJU geram dividendos para a cidade o ano todo. “Com elas, o expositor aumenta sua capacidade de abrir mais vagas de trabalho, não somente para Juruaia. Uma característica muito forte do evento e da cidade é que importamos mão de obra; então, a região toda é impactada pelos negócios que são gerados na FELINJU”. Tania transmitiu sua experiência na palestra “Alavancas do crescimento. Como construir uma marca forte, lucrativa e inspiradora”. O Governo de Minas abriu espaço no estande da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) para dez pequenos empresários, que foram selecionados por meio de um edital. A mesma oportunidade será ofertada pelo estado em outros eventos que constam da agenda SDE Minas este ano. O vice-governador Mateus Simões, que foi o patrono do evento, destaca a iniciativa: “Pela primeira vez, além de apoiar a feira, destinamos um estande coletivo para pequenos empreendedores que nunca tinham conseguido participar de um evento desta importância, para que participassem e pudessem ter condições de apresentarem seus produtos a este grande mercado da moda íntima”. Sara Mesquita, responsável pelo departamento de marketing da marca ‘Delicadas Moda Intima’ comemora a iniciativa: “Nós ganhamos o espaço de exposição do Governo de Minas junto com outras empresas maravilhosas. Foi incrível! Sem este auxílio, nós não estaríamos presentes este ano. Agradecemos pela oportunidade de ter podido participar. Estamos felizes. A FELINJU nos permite visualizar o que tem no mercado e ainda conseguimos um grande engajamento, muita prospecção de lojistas que vão revender as nossas peças”. Também presente na 28ª FELINJU, o diretor-executivo da ADESIAP MINAS, Denis Donato, parabenizou os organizadores locais da feira e os 80 expositores. “Felicito principalmente às empreendedoras e empresárias, que vêm transformando a história de Juruaia. Acreditamos nas iniciativas do associativismo e do cooperativismo e continuamos a fortalecê-las. Esta é mais uma participação da ADESIAP MINAS em um projeto em que atuam o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil”.

FONTE: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/especial-publicitario/felinju/felinju/noticia/2025/04/17/felinju-mostra-a-forca-do-empreendedorismo-e-sde-minas-inicia-em-grande-estilo.ghtml


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